Tipos de Terno – O Guia do Terno Ideal [3 ERROS MAIS COMUNS]

Aqui nesse post você irá ver diversos tipos de terno, desde os mais sofisticados quanto os mais simples. Você também vai ver aqui neste post quais são as diferenças entre eles.

Você verá quais tipos de ternos usar em ocasiões diferentes e nunca errar no estilo, seja em roupas para casamentos, formaturas ou outros eventos.








O terno masculino é a peça do vestuário masculino que transmite elegância e não pode ser compara a uma roupa qualquer.

Conhecer as diferenças básicas entre eles é um passo simples, e oferece a possibilidade de não errar em eventos formais.

Conhecer os tipos de terno existentes e quais são os momentos ideais para utilizá-los nem sempre é suficientemente valorizado nos dias atuais.

Embora indique um elevado grau de conhecimento do homem a respeito de moda e senso estético.




Basicamente existem 3 tipos de ternos masculinos onde variam caimento, lapelas, bolso, e até o número de fendas nas costas dos paletós.

Cada um deles tem suas peculiaridades e se encaixam em diferentes estilos de homens. O que não impede que você tenha todos. Desde que se sinta confortável e fique elegante em todos os modelos.

O terno costuma separar meninos de homens, transparece seu estilo. (clássico, moderno, ou tradicional) e é preciso manjar bem para não pagar mico.

Veja a seguir algumas dicas que temos para ajudar você.

Tipos de Terno – Diferença entre Italiano, Americano e Inglês

Quantas peças um terno tem ?

Atualmente os ternos costumam ser divididos em três categorias diferentes: duas peças, três peças e smoking.

Calças

A calça é uma peça essencial do terno, você pode opta-lá e usa-lá tanto mais justa quanto mais solta, dependendo do seu gosto e do seu estilo.

Smokings

O smoking é opcional, não se torna essencial como a calça, mas você pode optar em usa-lo ou não dependendo muito da ocasião.

Sapatos

Os sapatos como as calças são essenciais, você pode optá-lo em escolher em outras cores, mas que caia bem com o seu terno.

Diferença entre ternos Slim e Normais

A característica mais fácil de ser notada é a largura da lapela, a diferença dela é nos dois cortes é bem aparente e resume perfeitamente este comparativo a 3 palavras: quantidade de tecido.

No terno tradicional existem sempre alguma sobra, principalmente na manga, cintura e na calça, dando um pouco mais de liberdade de movimentos.

Enquanto o slim tem uma silhueta mais seca, com a manga mais acertada, a cintura levemente marcada e a calça com menos tecido sobrando.

Terno Americano









Preço terno corte americano

O preço de um terno de corte americano pode variar entre 300 reais a 700 em lojas online de confiança.

Terno corte americano

Esse tipo de terno costuma favorecer os homens mais gordinhos, pois é um terno mais solto e folgado e não fica justo ao corpo e esconde o peso em excesso.

O tipo de terno com corte americano não possui ombreiras marcadas, as linhas são soltas e retas, inclusive nas calças, e a cava da manga é ampla.

O terno de corte americano também é aconselhável para que tem ombro muito largo, e em contra partida não é nada aconselhável para os magros, pois ficarão perdidos dentro de tanto tecido.









Terno italiano

Terno corte italiano preço

O preço do terno corte italiano pode variar de 469 reais a 1079 em lojas online.

Terno corte italiano slim fit

Este tipo de terno foi feito para ficar justo e bem assentado no corpo, então na hora de comprar o seu terno de corte italiano slim fit.

Busque uma loja de qualidade que ofereça o serviço de alfaiate experiente para ajustar o seu terno conforme o seu corpo.

Este tipo de terno é indicado para homens magros e com o corpo mais definido.

Terno corte italiano

O terno italiano é um modelo clássico europeu, indicado para homens magros por ficarem bem justo ao corpo.

Esse tipo de terno é bem acinturado, estreito nas mangas e justo no peito. As lapelas são largas, a calça tem cós baixo e fica mais seco nas coxas, com bolso sem abas na parte traseira.

E o paletó é sem fendas atrás. Já a lapela pede um gravata mais tradicional.









Terno inglês

Preço terno inglês

O preço do terno inglês pode estar variando por volta de 539 reais em lojas online.

Terno corte inglês

Seu corte é mais tradicional e sério, as lapelas podem ser recortadas em triângulos, ou pontudas, os bolsos com abas também tem uma cara mais conservadora.

Muito indicado para quem está acima do peso, não só pelo corte um pouco folgado, mas também pelas duas fendas no paletó que caem melhor na altura do quadril.

O terno de corte inglês também possui a calça mais apertada e pouco acolchoamento nos ombros.

Ternos modernos para jovens

Os ternos mais indicados para os jovens são os ternos slim fit, pois é um terno mais justo que o tradicional, passando uma imagem mais moderna, e claro, descolada e jovem.

Os ternos tradicionais também é uma grande opção dos jovens, pois além de serem mais simples, eles possuem um ar sofisticado que podem cair muito bem em qualquer ocasião.









Tipos de ternos para padrinho de casamento

Ternos para padrinhos de casamento devem ser padrão único, (paletó, calça e colete). A cor do terno deve ser de acordo com a cor escolhida pelos noivos.

Meias pretas e sapato social preto também são muito recomendados. Basicamente são quatro os tipos de roupas masculinas para casamentos

Antes da cerimônia sempre existe um combinado sobre qual tipo de roupa usar, para que se cumpra um padrão.

Tipos de ternos para casamento

Há vários tipos de ternos para casamentos, desde os mais sofisticados quanto aos mais tradicionais. Tanto para noivos, quanto para padrinhos e até convidados.

Tendo assim, os smoking, o fraque, franquete, o terno básico preto, terno em tecido com brilho e vários outros modelos.

Tipos de terno para padrinhos

O traje mais comum para os padrinhos é o uso de terno, gravata e colete. Existem variações como apenas, colete e calça social com camiseta de manga comprida. Além de algumas vezes serem usados os trajes de gala.

Essa popularidade do terno se da pelo fato de ser o traje mais fácil de achar em lojas, além de ser formal e muito elegante.

Tipos de terno smoking

Smoking é somente usado para festas black-tie e bem glamurosas. Geralmente vem com um paletó preto com lapela acetinada e calça também preta com faixa em cetim.









Tipos de terno slim

O terno slim é uma solução elegante e moderna para quem busca um traje formal que não pareça ultrapassado.

Ao contrário do que muitos pensam, eles não custam muito mais do que outros tipos de ternos.

O terno slim pode ser feito a partir de um terno barato, com um bom tecido e levado a um alfaiate de confiança.